LA FÁBULA COMO RECURSO DIDÁCTICO PARA LA COMPRENSIÓN LECTORA DEL ESPAÑOL COMO LENGUA ESTRANJERA EN JÓVENES Y ADULTOS DEL CENTRO DE ENSEÑANZA ODYLO COSTA FILHO –SÃO LUÍS-MA- BRASIL, AÑO, 2017

Rafaela Abreu Moreira

Resumen


O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar se a fábula como
estratégia favorece a compreensão leitora de alunos do Centro de Ensino Odylo Costa Filho.
Os sujeitos foram alunos com idades entre 18 e 72 anos, de ambos os sexos que cursam a
segunda etapa da Modalidade de Ensino de Jovens e Adultos. A investigação é do tipo
qualitativa sendo complementada com ferramentas quantitativas para conseguir o
cumprimento de todos os objetivos. Foram aplicadas provas de compreensão leitora e o
desempenho registrado em quadros. Durante o desenvolvimento desta investigação se
observou que os alunos se interessaram e se identificaram pelo gênero textual Fábula, além
disso, demonstraram interesse pela língua espanhola, portanto é necessário aplicar estratégias
de ensino que sejam adequadas a realidade dos alunos para que consigam a aprendizagem
significativa.

Citas


Aparecida de Almeida, N. et al . (2013). Linguagens e Culturas: linguagens e códigos:

ensino médio: educação de jovens e adultos. São Paulo: Global.

Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/ CEB n. 1/2000, de 5 de julho de

Diário Oficial {da} República Federativa do Brasil. Estabelece as Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 2000b.

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf.

Cots, J.M., Armengol, L., Arnó, E., Irún, M., Llurda, E. (2007) La conciencia lingüística en

la enseñanza de lenguas. Barcelona:GRAO

Dido, J. C. (2008). La fábula en la educación de adultos. Revista Iberoamericana de

Educación.

Eco, U. (1999). Cómo se hace una tesis. Barcelona: Gedisa.

Eco, U.(1993). Lector In Fábula. Barcelona: Editorial Lume

Freire, P. (2011). Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios a la práctica educativa.

Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.

Freire, P. (2017). La importancia del acto de leer. Caracas: Fundación editorial El perro y la

rana. (versión digital)

González, Nieto, L. (2001). Teoría Linguística y Enseñanza de la lengua: linguística para

profesores. Madrid Cátedra.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2010) (5ta. edición).

Metodología de la investigación. México: Mc Graw Hill.

Historia do Ensino de Línguas no Brasil. Reforma Capanema: Pico na oferta de línguas.

http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=63:reforma

capanema-pico-na-oferta-de-linguas&Itemid=2 Lei Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Recuperado de:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Martín, M. Carrascal. (2015). La fábula como instrumento didáctico y su trabajo a

partir de la dramatización. Trabajo de fin de grado. Universidad de Valladolid.

Prado Aragonés, J. (2004). Didáctica de la lengua y la literatura para educar en el siglo

XXI. Madrid: La Muralla.

Seduc. (2015). Superintendencia de Modalidades e diversidades educacionais. Curso de

Ensino Fundamental e Médio para Jovens, Adultos e Idosos. São Luís: Seduc/MA.

Seduc. (2018). Orientações curriculares para o ensino médio: caderno de língua estrangeira

moderna. São Luís: Seduc/MA.

Solé.( 1998). Estratégias de leitura. Porto Alegre:Penso.

Triana, L.M. (2008). El proceso de la investigación científica. México: Limusa.


Texto completo: PDF

Refbacks

  • No hay Refbacks actualmente.